Em meio à crise da COVID-19, trabalhar em casa (home office) se tornou algo corriqueiro para muitos, especialmente na área da tecnologia da informação. Mas mesmo com o trabalho remoto normalizado trata-se de algo recente: fazer seu trabalho em casa era menos popular antes do coronavírus.
Agora, doze meses após o início da pandemia global, um número crescente de empresas está se questionando se devem adotar a prática do home office por padrão. Esse processo já está em andamento: empresas como a Fujitsu e o Twitter já anunciaram planos de tornar o trabalho remoto uma opção permanente, mesmo após a pandemia.
Um dos maiores benefícios que os funcionários ganham trabalhando remotamente é que eles não precisam mais se deslocar para o trabalho. O deslocamento diário levou pelo menos 1 em cada 4 entrevistados a abandonar o emprego, de acordo com um estudo da Airtasker.
Tempo de deslocamento significa que os trabalhadores estão gastando mais dinheiro com combustível, sem mencionar os custos de manutenção e reparo devido ao desgaste de seus veículos. Além disso, ajuda o meio ambiente ao diminuir o número de pessoas que pegam carros, metrôs e ônibus de e para o escritório.
Junto com a economia de custos, os entrevistados pela Airtasker disseram que notaram que tinham mais tempo livre depois que seus deslocamentos eram eliminados.
Parte desse tempo recuperado foi para a construção de hábitos de exercícios mais saudáveis. De acordo com os pesquisadores, os funcionários remotos gastavam duas horas e 44 minutos em exercícios físicos por semana, representando um aumento de 25 minutos em relação aos funcionários de escritório.
Além disso, a Covid-19 se espalha rapidamente entre colegas de trabalho que compartilham o mesmo espaço de escritório. Normalmente, os escritórios estão lotados de pessoas que trabalham muito próximas umas das outras e compartilham germes sem nem mesmo perceber. Com a disseminação do coronavírus, muitos municípios emitiram ordens de permanência em casa e muitas empresas determinaram que os funcionários trabalhassem em casa para “achatar a curva” da pandemia. Permitir que sua equipe trabalhe em casa ajuda a impedir a disseminação do COVID-19 entre membros de sua equipe com outros funcionários e suas famílias. Em virtude de todas essas vantagens, a Veizar Tecnologia optou por consolidar-se como uma empresa que funciona integralmente em home office, proporcionando mais segurança e conforto para seus colaboradores.